NATURAL 11 ABR 2017
Empresas com o Selo Alimentos do Paraná participam de Circuito de Rodadas de Negócios

Ação de prospecção de mercado é um dos benefícios para os negócios que alcançaram bons índices em gestão e qualidade alimentar no Programa Alimentos do Paraná, promovido pelo Sebrae/PR, Fiep, Fecomércio-PR, Apras e Abrasel-PR

01/10/16 às 10:45 - Por: ASN/PR

Micro e pequenas indústrias, agroindústrias e distribuidoras de alimentos e bebidas que conquistaram o Selo Alimentos do Paraná participam, entre 7 de outubro e 11 de novembro, de um Circuito de Rodadas de Negócios, nas seis principais cidades do Estado. A ação é um dos benefícios de acesso a mercado oferecidos às empresas que alcançaram bons índices de eficiência em gestão, segurança e qualidade alimentar no Programa Alimentos do Paraná, promovido pelo Sebrae/PR, tendo como comitê gestor a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação do Comércio de Bens e Serviços do Paraná (Fecomércio PR), Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR).

Coordenadora do Programa no Estado, a consultora do Sebrae/PR Andréia Claudino explica que as rodadas incluem reuniões com supermercados, bares, restaurantes, hotéis, minimercados, delicatessens, cafés, hospitais, lojas de conveniência e panificadoras de todo o Paraná. “A maioria busca o Programa por interesse em acesso a mercado. E, neste ano, promovemos oito ações nesse sentido para as empresas que conquistaram o Selo, com oportunidade de ampliar a carteira de clientes, desenvolver novos canais de comercialização e, consequentemente, aumentar os lucros da empresa.

Para participar do Circuito, as empresas do Selo se candidataram em um edital aberto pelo Sebrae/PR, respondendo a um questionário sobre interesses e localidades. “A seleção do grupo de fornecedores levou em conta o número de vagas em cada regional e a pontuação das empresas no Programa. As informações provenientes dos fornecedores selecionados estão sendo utilizadas para a construção das agendas com potenciais compradores. Esta será a primeira experiência com Rodadas de Negócios em todo o Estado para o Programa Alimentos do Paraná, e temos ótimas expectativas”, detalha Andréia.

Além do Circuito, as ações de prospecção de mercado do Selo neste ano incluíram estandes na feira Fispal Food Service, em São Paulo, a mais importante do setor na América Latina, e no 26º Encontro Nacional da Abrasel, realizado em Curitiba, em junho. Também foi desenvolvido um catálogo de fornecedores, disponível gratuitamente para download no portal do Sebrae/PR. O catálogo traz os negócios atestados com o Selo, divididos nas categorias Alimentos Prontos e Pré-Prontos, Bebidas, Origem Animal e Origem Vegetal.

O Programa

Ao longo dos últimos sete anos, o Programa Alimentos do Paraná já trabalhou com cerca de 600 micro e pequenas empresas paranaenses. Atualmente, 72 empresas conquistaram e estão com o atestado de conformidade e, consequentemente, com o Selo Alimentos do Paraná em dia. Para conquistar o Selo, é necessário alcançar, pelo menos, 80% de conformidade nos itens da metodologia baseada na legislação sanitária vigente e 50 pontos ou mais no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A validação do processo é feita pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a cada 12 meses. 

Para participar do Programa, as empresas precisam apresentar o chamado perfil de potencialização. Isso significa negócios com interesse e condições para aprimorar produtos, processos e gestão, a ponto de tornarem-se aptas a negociações com o o mercado internacional. 

 

Agência SEBRAE de Notícia - Paraná

VOLTAR